À l’affiche et à l’oreille

 Por: Guga e Lu

Aqui vai uma seleção de bons filmes com excelentes trilhas sonoras.

Se alguém tiver mais indicações, divida.  

hora-de-voltar-poster031A HORA DE VOLTAR. Esse é daqueles filmes que dá vontade de rever sempre. Gostoso. Zach Braff, que faz a série Scrubs, é diretor, roteirista, ator principal e escolheu pessoalmente a trilha toda. Parece que todo cuidado não foi pouco já que o filme é baseado na sua própria vida, que é parecida com a de muitos, com a minha. A trilha tem The Shins, Frou Frou, Iron & Wine, Coldplay, Colin Hay e mais. Se você já viu e gostou, veja Um Beijo a Mais, mas desta vez Zach Braff só atua. Quer dizer, atuou e fez toda a trilha. E mandou muito bem de novo.  

onceONCE. Não adianta ficar de bode porque a música ganhou o Oscar. Foda-se, a trilha é realmente espetacular. Glen Hansard, o ator, é antes de tudo um conhecido músico irlandês (da banda The Frames) e junto com a atriz Markéta Irglová (que também é compositora, antes de tudo), compuseram todas as músicas do filme. Once impressiona muito pela maneira como Glen e Markéta se entregaram (se entregaram tanto que acabaram juntos na vida real). E ainda, o filme é todo rodado em Dublin, que só aguça a vontade de conhecer aquela cidade. 

alta-fidelidade

ALTA FIDELIDADE. Tem John Cusack e Jack Black. E tem The Kinks, Bob Dylan, Stereolab, The Beta Band, até Steve Wonder. Eu piro muito neste filme, nunca cheguei a ler o livro, mas vários amigos me disseram ser melhor ainda. Quem não queria ter aquela loja de vinil, mesmo à beira da falência? E quem nunca se enxergou na pele de Rob Gordon ? Filme pra ver escutando.  

 

blueberryMY BLUEBERRY NIGHTS. Fui pro cinema na expectativa de uma comédia romântica, mas foi muito mais que isso, acabei até comprando o DVD. O diretor Kar Wai Wong conseguiu realizar um romance obra-prima, original. O filme conta com Norah Jones no papel principal que também contribuiu na trilha. Outra que tá no filme e na trilha, Cat Power. Já vale a pena ou não? 

 

elizabeth

TUDO ACONTECE EM ELIZABETHTOWN. Não tem um filme do Cameron Crowe que a trilha não é pelo menos, boa. Sério, o cara manda sempre muito bem, escolhe a dedo, cada música perfeita para cada cena. Foi assim com Singles. Jerry Maguire, Quase Famosos, Vanilla Sky. Além de Tom Petty, Ryan Adams e outros famosos, Crowe colocou nesta trilha várias bandas que remetem as suas origens (e muitas delas, infelizmente, não entraram no CD). O filme é ótimo, pra rir, pra chorar, pra pensar. 

the-wlesterO LUTADOR. Vi recentemente. O Miguel tinha me dito que era um Rocky, mas discordo totalmente. O Lutador é um filme sem esperanças, ao contrário do garanhão italiano. É real, seco, a câmera na mão invade a vida de Mickey Rourke e acompanha sua tragédia. Na trilha tem Scorpions e outras dos anos 80, mas vale mesmo quando sobe o letreiro e Bruce Springsteen fecha o filme com uma música sensacional.  

 

wildNA NATUREZA SELVAGEM. Eu sou suspeito pra falar da trilha, é inteira do Eddie Vedder. Mas como li o livro, posso palpitar no filme também sem ser influenciado. É bom, alias muito bom. Daqueles que você sai mal, fica digerindo. Sean Penn convidou Eddie Vedder especialmente para a trilha, que compôs a maioria das musicas numa talagada só. E que resultado. Palmas para Society.

One Response to “À l’affiche et à l’oreille”

  1. Luciana Zacchi Says:

    nessa coletânia faltou ainda um monte de coisa, né? mas se fossemos colocar tudo a lista não teria fim…
    como é legal filme bom com musica boa!!
    tava lembrando agora de como eu gosto da trilha de amelie poulain, e por isso, fui fuçando na internet o que o yann tiersen tava fazendo da vida, e acabo de descobrir que ele fará dois shows por aqui semana que vem.
    é… sei que nao se pode ter tudo na vida… mas que dá vontade dá!😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: