Logus Pink

E um dia meu pai comprou um Logus. Rosa-pink. O Logus Pink. Para quem nao lembra, o que é bem possivel, o Logus foi um carro fabricado pela Wolkswagen do Brasil entre 1993 e 1997, veio para suprir o fracasso comercial do Apollo e era da mesma familia do Escort, Verona, Hobby e Pampa. Bom, o Logus Pink chegou em casa anos depois do seu fim comercial, em meados de 2002 quando a classe média se abria para o consumo de carros como Golf, Polo, Astra entre outros. E sua chegada na vida dos Gessullos afirmava o fracasso financeiro da familia naquela época, foi parte do pagamento pelo Gol Preto que antes ocupava seu lugar na garagem. Por isso que, digamos, o Logus Pink não foi assim tao bem recebido pela familia, chegou causando tumulto, sacramentando o fim de uma época mais ou menos áurea. Quem abraçou o carro como um filho foi meu pai, fazia discursos sobre sua beleza, sobre sua potência, sobre sua carcaça, mesmo sobre sua cor, e nao admitia de jeito nenhum que o carro fazia barulhos estranhos e que estava nitidamente em fim de carreira. Meu pai sempre foi um guerreiro.

O Logus, na verdade, sacramentou o fim e o começo de uma nova era, que hoje toda a familia vê como uma melhor época do que a anterior. Foi o Logus que antecipou os problemas financeiros e dividas dos Gessullos. Foi o Logus que botou todo mundo no mesmo chao, que reuniu a familia de volta. Depois do Logus, a familia era outra, todo mundo era outro. O materialismo, o status, tudo isso foi atropelado pelo Logus, que buzinava uma nova vida, mais correta, melhor e ordinaria. E o Logus Pink passou a ser amado. Virou xodó. Ia nas festas de familia, conduzia os filhos para as universidades, para o trabalho, para as baladas, para a casa das namoradas, para a praia, para o campo, para os churrascos, para casamentos. Eu mesmo sonhava em ver o Logus trazendo a Lu para o nosso proprio casamento, esqueça limosine, eu queria que minha patroa chegasse de Logus Pink.

Mas o Logus não durou assim tanto tempo, chegou já meio gasto, meio velho, meio cansado, fracassado comercialmente.
Ia pra mecânica constantemente, ja não podia mais sair de São Paulo, pegar estrada, podia parar (e parou) no meio da rua, no meio da noite, falhava sempre. Com muita dor o Logus se despediu da familia, saiu da garagem e deu seu lugar a um jovem Palio. Foi vendido ao Luis, mecânico da familia, que prometeu um fim de vida honesto ao Logus Pink. Não quisemos saber do seu futuro, melhor assim.


Até hoje as pessoas me perguntam do Logus, tem saudades. As vezes acordo no meio da noite suando pensando nele. Aonde será que ele esta? Esta sendo bem tratado? Foi pro desmanche? Foi remodelado e virou carro de corrida? Virou carro de bandido? Foi trocado por drogas ? Algum jovem perdeu a virgindade no seu banco traseiro? Virou merda depois de tanto que peidamos nele? Como tenho saudades do Logus Pink! Tenho pesadelos em pensar que alguma dondoca cheirosa ou algum playboy é o novo dono: o Logus todo encerado, bancos limpos e sem manchas, mp3 player no lugar do toca-fitas Sanyo, todo mudado, vendido ao sistema, nao, NAO, ele nao pode ter virado isso, ele é mais do que tudo um icône de resistência, de simplicidade, meu simbolo de luta contra o sistema, um carro sujo, fedido, de carcaça pesada, gasolina adulterada, grunge sempre no talo, que anda pelas ruas de SÃo Paulo em meio as mercedez, aos bmws e aos helicopteros, dizendo em alto e bom som « ARISTOCRATAS DE MERDA, EU SOU O LOGUS, EU SOU O LOGUS PORRA! » Se Deus existe e se ele é bom, que o Logus o esteja conduzindo para fazer deste mundo, um mundo melhor.

3 Responses to “Logus Pink”

  1. Só pra vc:

  2. mais uma sen-sa-cio-nal.
    e te digo mais, o meu pai tb teve um igual.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: