Eles estão por aí.

Ninguém dá muita bola para algumas marcas, a gente só pensa naquelas outras que todo mundo fala, no Pão de Açúcar, na Casas Bahia. Mas você já parou pra pensar no império que as famílias Bic, Tilibra, Desetek, Faber Castel construíram desde que somos pequenos? Eles fazem aqueles produtos que usamos desde crianças, em casa, na escola, e que deve girar milhões por ano. Eles não fazem propagandas, não estão nas mídias, os membros da família nunca participam de festas da alta sociedade, nunca aparecem na Caras ou na Contigo, são os milionários fantasmas. Imagino que exista por aí o tal do João Desetek, criador da régua mais conhecida do Brasil. Hoje deve ter uns 70 anos, simpático, os filhos tomam conta do negócio, Pedro e José, enquanto João desfruta do anonimato milionário em algum lugar do país ou do mundo. A sua senhora, a Dona Desetek, uma perua que você pode cruzar em Miami cheia de sacolas, limosine, jóias caras penduradas no pescoço e aí você imagina “O que essa mulher faz da vida?” É a primeira-dama da família Desetek meu amigo.

E a família Tilibra? Imagina o que eles venderam de caderno por aí com aquelas imagens de atores globais e atores de Hollywood nas capas. Se bobear o Otávio Tilibra (se ele existe), deve mesmo estar agora do lado da Sandra Bullock e do Brad Pitt numa festa em Saint-Barts, por que não? Milionário, cheio da grana e aposentado, uma bonita casa na praia, tomando champagne Crystal, na mesma festa que sei lá, o Clint Eastwood estaria também. E Clint cruzando o Otávio na fila do banheiro engataria uma conversa despretensiosa com ele

– E o que você faz?

– Vendo cadernos, nunca tive um com sua imagem na capa.

E Clint daria risadas, brindariam e depois Clint comentaria com a sua esposa “Como tem louco por aqui” E meses depois enquanto Clint rodava seu próximo filme nem se daria conta que Tilibra teria seu rosto ilustrando a nova coleção 2010.

É, por que não? Já escutei histórias assim. A família Bic é o caso mais misterioso de todos, o produto deles vende que nem água há tanto tempo que os caras já devem ter garantido a décima geração com o que ganharam. Num belo dia, você escuta teu pai comentando “Tua prima vai casar”. “É mesmo? Com quem?” Um garoto aí que tem uma empresa familiar. E aí você chega ao casamento e se dá conta que o garoto é o Mário Bic Jr. e a festa é um desbunde, caviar, uísque, Fabio Junior cantando no palco, você volta e comenta com seus amigos e ninguém acredita. “A família Bic? Conta outra!” Isso pode acontecer mesmo. A família Faber Castel aconteceu assim, uma amiga nos tempos de faculdade que morava no interior comentou comigo “Você sabia que a família Faber Castel é da minha cidade?” E ela ficou me contando de todas as histórias e de como eles mandavam em tudo lá. Pintaram um pedaçinho do mundo com as suas cores. O tio da minha mulher, por exemplo, joga tênis com o dono da Catupiry, acredita? Verdade mesmo. A família Catupiry que criou o seu império vendendo um queijo cremoso e original também está por aí, circulando pelo mundo em jatos anônimos, brindando com celebridades e jogando tênis com pessoas comuns. E a lista não acaba por aí. Imagina o Roberto Minâncora, a Claudia Davene, o Sérgio Batavo, o Paulo Neutrox, a Maria Granado…

6 Responses to “Eles estão por aí.”

  1. o mais engraçado é que o tio tilibra era analfa…
    o nego tinha até nome de bairro em bauru e ainda elegia um monte de parente na política bauruense…

  2. texto = sen-sa-cio-nal
    teste = 9/12

  3. Rodrigo Vidal Ferraz Says:

    ahaahaha
    e os donos da paçoca AMOR? dos filtros Aurora? da Fiat Lux?
    e as fechaduras e chaves da Prada?
    estao todos jogando golfe e fumando charutos por ai meu amigo
    to pensando em abrir uma empresa que faz tampa pra bueiro
    o lance é ser anonimo, coadjuvante, sem assedio, sem fama, so o desbunde!

  4. vidal, os filtros não eram EUROPA? ahahah
    e os elevadores Atlas???
    ahahaha

  5. Sensacional… Desenterrou a régua Desetek. Certeza que é isso mesmo q rola.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: