La graine et le mulet

O cineasta brincalhão da vez se chama Abdellatif Kechiche, um franco-tunisiano que mexeu com minhas emoções. O filme conta uma historia simples de um pescador à beira dos 60 anos : mora em um pequeno vilarejo da França, está cansado da vida, obsoleto para o trabalho, separado da mulher, seus filhos ja estão grandes, casados e cheios de problemas…

 

Atraves de uma camera invasiva na vida do pescador, o diretor te coloca dentro das cenas, como um personagem fantasma que participa dos dialogos (as vezes muito longos), das discussões familiares, dos problemas e decisões que cercam o personagem. Em uma das cenas, por exemplo, você se vê quase sentado à mesa junto da familia do pescador, escutando tudo, observando tudo, da até vontade de intervir hora ou outra com um palpite ou pedir para que a mocinha no canto da mesa pare de mastigar daquele jeito irritante. Ou que a ex-mulher do pescador pare de comer com as mãos. Você esta la, como se estivesse num almoço dominical com sua familia, projetando suas proprias lembranças – boas e ruins – na mesa alheia.

 

Mas o apice do filme não esta ai e sim no seu desfecho trinfal. Porque afinal, o cinema raras vezes nos presenteia com desfechos reais da vida. E o mais dificil é a digestão dessa realidade quando sobem os créditos finais. É a arte imitando muito bem a vida.

 

 

ps: colocaram o nome do filme no Brasil como COUSCOUS. Isso mesmo, couscous. Provavelmente é o mesmo que colocou O Poder da Traiçao para Chloé e Direito de Amar para A Single Man, que deve ser primo daquele que colocou Snatch-Porcos e Diamantes para Snatch e sobrinho do outro que colocou tantos outros nomes bizarros.

One Response to “La graine et le mulet”

  1. gugu!
    vou te falar que prefiro couscous do que “the secret of the grain” (titulo em ingles).
    como vc daria em portugues? o couscous e o peixe? acho que couscous nao foi tão mal assim. (os outros que voce colocou são sem comentarios, concordo plenamente!!)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: